top of page

Quem disse que cinema apenas entretém?

  • Sara Lima
  • 6 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Desde pequenos que todos nós vemos filmes e séries. Ficção científica, dramas, comédias românticas, animação... Desde as tardes de maratona da Disney até às noites em branco de Black Mirror. A produção cinematográfica é algo que continua a tingir a vida de muitos nós de diversas cores, diversas emoções e que, muitas vezes, nos ajudou a moldar o pensamento permanentemente.

Mas já pensaste que a maneira como vês os filmes pode mudar drasticamente a tua experiência?

Toda a gente tem aquele amigo que passa os 120 minutos de comédia ou 45 minutos de suspense a analisar todo o ínfimo aspeto de cada cena na TV, e percebemos que a maneira como essa pessoa vê o filme ou episódio, está moldada por filtros de visão e interpretação. Ora, este é o meu desafio para ti.

- Analisar as falas de um filme é um dos primeiros passos, a meu ver, para nos ajudar a construir o nosso próprio guião. Começa por fazê-lo lentamente, analisando apenas 1 em 5 filmes que fores ver, para ir treinando esse sentido gradualmente. Ouve bem as falas de cada personagem: como esta se encaixa no contexto da cena (é em resposta a outra personagem? É uma fala introdutória a uma nova cena? Se sim, observa o tipo de fala e como esta foi implementada para introduzir um novo cenário ou situação), como esta é estruturada (é uma fala curta, concisa? Que tipo de emoção é que o guionista/escritor quis representar? É uma fala pausada, lenta, com momentos de silêncio? O que é que isso te pode dizer sobre o contexto da história e da personagem em si?).

- Quando começares a analisar o tipo de guião com mais frequência, vais poder reparar que, na maior parte das vezes, cada guião e argumento de cada filme é diferente do próximo. Cada guionista é único, e cada produto criativo é diferente. Observa bem a estrutura de cada guião no ecrã. Vais reparar nos diferentes estilos que acabam por se adaptar ao contexto, história e género de cada filme em si. Adota ideias, tira notas, repete em voz alta. Volta atrás e observa outra vez. Não há nada melhor do que observarmos bem a arte e produtos criativos de outros profissionais para podermos adquirir o nosso próprio estilo. Vê filmes de géneros completamente diferentes, mesmo aqueles que nunca te interessaram antes. (Nota: mesmo que te sintas confortável com a língua falada no filme, utilizar legendas ajuda imenso no que toca a estudar melhor as falas das personagens, não só em termos de interpretação, mas também memorização).

O processo de aprendizagem é infinito. Quanto mais praticares, mais fácil será, até chegares ao ponto em que se tornará algo natural em ti. Continua a procurar a tua musa, a tua fonte de inspiração e maneiras de aperfeiçoar a tua técnica. Até lá, deixo-te aqui uns links que penso que poderão ajudar.

Boa sorte!

Conselhos para guionistas aspirantes:

Diferença entre guião e argumento:

Lista de guiões de filmes que te poderão ajudar no teu processo criativo:

 
 
 

留言


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por alunos de Ciências da Comunicação

bottom of page