É preciso mais do que talento para escrever
- Eliana Pereira
- 9 de jan. de 2017
- 3 min de leitura
Há quem acredite que a aptidão para a escrita criativa e que o sucesso numa profissão que vive da escrita parte, quase exclusivamente, de talento: ou se tem ou não se tem. No entanto, há um lado invisível na arte da escrita que é, muitas vezes, esquecido ou menosprezado: o trabalho. Não se trata apenas de ter boas ideias e jeito com as palavras. É necessário trabalhar nesse sentido constantemente.

Laura Michelle Thomas é uma autora canadiana com experiência como romancista, freelancer em copywriting e edição, ghostwriting e mentora de escrita. Nesse sentido, criou a Laura Thomas Communications, uma organização dedicada ao desenvolvimento de jovens escritores em todo o mundo, associada à sua revista online jaBlog!, através da qual organiza conferências e concursos de escrita para jovens autores. Importa, também, referir que, em 2013, lançou o livro Polly Wants to Be a Writer: The Junior Authors Guide to Writing and Getting Published.
Numa das publicações do seu blog, Laura Thomas destaca 10 dicas para jovens autores que querem fazer da escrita a sua profissão e ver os seus trabalhos publicados:
#1 – Escreve Bem. Nunca podemos escrever bem o suficiente. Estuda gramática. Sabe soletrar. Interessa-te pelas palavras. Presta atenção na aula [de Português]. As aulas sobre linguagem e recursos estilísticos são fundamentais.
#2 – Escreve Diariamente. Se sentires que escrever no dia-a-dia é difícil, talvez esta não seja a profissão para ti. Deves ser capaz de fazer trabalhos escritos na escola com facilidade, bem como escrever emails e publicações no Facebook num abrir e fechar de olhos. Toda estes momentos de escrita no quotidiano são importantes para desenvolveres as tuas capacidades comunicativas. Serve-te deles da melhor forma que conseguires. Aproveita todas as oportunidades. Se a tua escola/universidade tem uma newsletter ou um jornal, tens de escrever para lá.
#3 – Preocupa-te com as Coisas. Se és indiferente ao mundo e às pessoas que o habitam, as tuas estórias não terão vida. Os escritores tendem a ter ideias e sentimentos fortes sobre a vida e a condição humana. Essas ideias e sentimentos dão um tema e um tom ao teu trabalho, a base de uma peça literária passível de ser publicada.
#4 – Compreende o Processo de Escrita. O primeiro rascunho é radicalmente diferente do texto editado e revisto. Sabes qual é a diferença e aquilo que é esperado ao longo de cada passo? Descobre.
#5 – Fala. Escreve cartas ao editor da tua revista ou jornal preferido. Isso vai ajudar-te a encontrar a tua voz e a solidificar o teu estilo.
#6 – Começa por Baixo. Se queres ver o teu trabalho impresso e nas bancas, tens de estar constantemente a criar novas peças originais que possam vender. Começa por coisas simples, como um artigo ou uma pequena estória. Passar de um “Zé-Ninguém” para um romancista famoso é um sonho ilusório.
#7 – Exige Perfeição. Suficientemente bom nunca é bom o suficiente. Se queres impressionar um editor e publicar o teu trabalho, tens de mostrar respeito por ti próprio e pelo editor ao mostrares apenas o teu melhor. Nunca envies um rascunho. Nunca. Relê. Revê. Ponto.
#8 – Relaciona-te com Outros Escritores. Por esta indústria passar tão despercebida, podes aumentar as tuas hipóteses de sucesso ao conheceres outros escritores. Quem não escreve não faz ideia daquilo que estás a tentar fazer e, como tal, não vão ser capazes de te dar o apoio de que precisas (até que lhes ensines como).
#9 – Continua a Tua Educação. Ninguém sai do berço a escrever. Tens de praticar. Tens de te concentrar em melhorar. Tira cursos. Trabalha com um mentor. Escreve e procura feedback.
#10 – Sê Corajoso. Se tens medo de divulgar o teu trabalho, não estás pronto. Percebe que este também é o teu mundo e que a tua voz, a tua forma de ver o mundo, importa. Se apenas queres escrever para ti ou para tua família, isso é diferente. Mas se sonhas em ser escritor, tens de ser ousado. Partilha o teu trabalho. Faz o máximo de publicações que conseguires. Mostra o teu trabalho ao mundo. É mais seguro do que pensas.
コメント