Masashi Kishimoto - criador de um sucesso mundial: Naruto
- Maria João Castro
- 14 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Masashi Kishimoto é um Mangaká e escritor japonês, nascido a 8 de novembro de 1974, em Katsuka, na província de Okayama.
O seu maior sonho sempre foi ser um mangaká e, por consequência, começou a desenhar desde muito pequeno. Partilha do mesmo gosto que o seu irmão gémeo, Seishi Kishimoto, criador da manga 666 Satan.
Quando era criança brincava com os seus amigos aos super-heróis que via na televisão. Os seus animé preferidos eram Mobile Suit Gundam, Dr. Slump, Kinnikuman, Akira, Doraemon e Fist of the North Star. Na escola, era apelidado de "Maabo". É amante de rāmen, e isso, fica explícito na personalidade de Naruto, na sua maior obra. Sempre foi perfeccionista, evidenciando erros óbvios nos desenhos de outras pessoas e mostrando-lhes a melhor maneira de desenhá-los. "Agora que me estou a lembrar disto, vejo como eu era uma criança irritante", disse Kishimoto.
Masashi, querendo tornar-se um artista de manga, decide ir para uma faculdade de arte. Inicialmente optou por tentar criar uma manga Chanbara, mas rapidamente desistiu da ideia, uma vez que começou a ler Hiroaki Samura, Blade of the Immortal e Nobuhiro Watsuki de Rurouni Kenshin e reparou que usavam o mesmo género. No seu segundo ano de faculdade, dedicou-se ao desenho de mangas para concursos de revistas. Foi aí que reparou que as suas obras eram semelhantes ao estilo seinen, mais direcionados para um público entre os 18 a 40 anos. Decidiu então, começar a escrever uma manga shõnen, que tem como alvo as crianças e os adolescentes. E é aqui que encontra o seu estilo. Mais tarde, reuniu-se com Tetsuya Nishio, designer da adaptação do animé da manga Ninku, que ele considerou como uma grande influência.
Kishimoto é casado desde 2003 e tem um filho. Devido ao excesso de trabalho, só em 2015 é que conseguiu ir de lua-de-mel com a sua mulher.
Trabalhos de destaque
Mangas:
Karakuri (からくり) (Abril de 1998 - Maio 1998), serializado na Weekly Shõnen Jump.
Naruto (ナルト) (Novembro 1999 - 6 Novembro 2014), publicado na central manga Weekly Shõnen Jump.
One-shot:
Bench (ベンチ) (Outubro 2010), publicado pela Weekly Shõnen Jump.
Mario (Maio de 2013), publicado na 6ª Edição da Jump SQ.
Karakuri
Kishimoto começou a criar a famosa manga Karakuri em 1995, o qual foi galardoado com o prémio Hop Step Award (1996), o que fez com que os editores dessem continuidade aos seus trabalhos com mangas. Yoshihiro Togashi, Akira Toriyama e Fujiko F. Fujio foram as suas principais inspirações.
Naruto
Aos 14 anos, Kishimoto desenhou Naruto Uzumaki pela primeira vez. Bem diferente do que é hoje: tinha óculos, os olhos eram pequenos, o nariz pontiagudo e usava botas grandes. Assim que o seu grande personagem ficou criado, foi desenhando mais personagens, até que nasce Sakura Haruno e Sasuke Uchiha. Após o sucesso de Karakuri, nenhumas novas ideias lhe surgiam e entrou em depressão, passando por momentos difíceis. É nesta altura que, em 1997, vai procurar os desenhos que tinha feito há alguns anos atrás e decide dar-lhes uso, melhorando-os. A história e o guião foram surgindo, os editores gostaram e a manga foi serializado na Weekly Shōnen Jump (1999). Naruto tornou-se um dos maiores mangakás da história, vendendo milhões de cópias em poucas semanas. A primeira parte da manga foi adaptada para animé em 2002, sendo que a segunda parte também foi adaptado para animé, intitulado: Naruto Shippuuden.
Prémios:
Hop Step Award com Karakuri (1996)
5 grammys award pelo animé Naruto.
Yakura pela melhor venda de uma manga (Naruto).
Curiosidades:
O capítulo 668 de Naruto é dedicado em memória do seu pai, que faleceu no início de 2014.
Kishimoto lembra que desde que leu Akira, nunca mais foi surpreendido por outra manga, admitindo que nem ele próprio foi capaz, ainda, de competir contra eles.
Kishimoto está a supervisionar a atual manga “Boruto: Naruto Next Generations” que é ilustrado por seu ex-assistente e escrito pelo co-argumentista de Boruto: Naruto the Movie. Kishimoto quer que Boruto (filho de Naruto) supere o seu próprio trabalho. Embora ele não esteja a escrever a obra, criou vários personagens antes de esta começar a ser publicada, pensando que Boruto se tornaria mais interessante por causa dos autores.

Comments