Bem-vindo a Bollywood
- Catarina Pinheiro
- 26 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

As grandes produções cinematográficas norte-americanas impressionam diferentes gerações e diferentes culturas um pouco por todo o Mundo. Mas onde fica Bollywood no meio disto tudo? Aqui ficam algumas curiosidades para saber mais sobre a maior indústria cinematográfica!
A letra “B” de Bollywood refere-se à antiga cidadade de Bombaim que actualmente conhecemos como Mumbai e é o principal centro de produção da indústria cinematográfica indiana.
Em 1895, o cinema chega à Índia. Passavam apenas 7 meses desde a grande invenção dos irmãos Lumière.
Se pensa que a indústria cinematográfica de Hollywood é a que produz mais filmes por ano, pode mudar já de ideias! Bollywood produz entre 800 a 1000 filmes, enquanto que a indústria norte-americana produz cerca de 650 filmes.
Os filmes de Hollywood não fazem muito sucesso na Índia, representando apenas 10% dos filmes vistos pelos indianos.
Música e dança não podem falar nos filmes de Bollywood. As tradicionais danças do povo indiano marcam sempre presença acompanhadas por músicas com sonoridades muito características daquela cultura.
O maior sucesso de bilheteiras foi atingido em 2009 com o filme “3 idiots” facturando cerca de 80 milhões de dólares (76,824,800 milhões de euros).
Produzir um filme indiano fica bem mais barato do que um filme de Hollywood: 500 mil dólares são suficientes.
O Hindi é a língua adoptada em todos os filmes produzidos na Índia, uma vez que corresponde ao idioma falado por 70% dos indianos.
Países como Afeganistão, Bangladesh, Paquistão e oeste da China são grandes apreciadores do cinema de Bollywood, deixando as produções europeias e norte-americanas em segundo plano.
Até 2001, o som dos filmes indianos era gravado em estúdio fazendo com que os actores tivessem de actuar duas vezes: uma no set de filmagens e outra no estúdio para a gravação das suas falas.
Comments