top of page

Shonda Rhimes: Welcome to shondaland!

  • Ana Costa
  • 13 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Quem nunca ouviu falar de Anatomia de Grey e os dramas médicos pelos quais os cirurgiões do Seattle Grace passam? Quem nunca viu alguma referência algures sobre a série Como Defender Um Assassino e a protagonista vencedora de um Emmy, Viola Davis? Quem nunca viu passar na televisão um episódio de Scandal? Três séries diferentes sobre três temas opostos. Três séries que se cruzam num simples aspeto: Shonda Rhimes!

Shonda Lynn Rhimes nasceu a 13 de janeiro de 1970, em Chicago, nos Estados Unidos da América. Filha de mãe professora e pai administrador universitário, Shonda começou desde cedo a interessar-se pela arte de contar histórias, participando em várias peças teatrais infantis enquanto andava no ensino básico. Mais tarde, Rhimes estudou na USC School of Cinematic Arts, em Los Angeles, após ter terminado a faculdade, em Dartmouth.

Foi enquanto trabalhou como voluntária num hospital durante os seus anos universitários que percebeu que gostava demasiado de ambientes hospitalares. Inspirou-se aí para criar a série Anatomia de Grey e, mais tarde, o seu spin off, Clínica Privada.

O facto de ter tido vários empregos fez com que as suas experiências aumentassem de modo a que conseguisse criar personagens mais facilmente. Shonda foi assistente de desenvolvimento de filmes, administradora de escritório, conselheira de um centro de trabalho e até diretora de pesquisa, mas isso não a impediu de passar algum tempo em casa a inspirar-se, sentada no seu sofá, a devorar séries como Buffy, Caçadora de Vampiros ou Os Sopranos, do canal HBO, para o qual escreveu o filme Introducing Dorothy Dandridge, em 1999.

Shonda escreveu também o guião para o filme da Disney O Diário da Princesa e a sua sequela, Diário da Princesa 2: Casamento Real, apesar desta última não ter sido tão bem sucedido no que diz respeito a vendas de bilheteira. Crossroads também foi uma longa-metragem escrita por esta guionista, na qual participou a cantora Britney Spears. Das séries da qual é produtora, Rhimes escreveu integralmente 26 episódios de Anatomia de Grey, 11 episódios de Scandal e 11 episódios de Clínica Privada.

“A lot of people dream. And while they are busy dreaming, the really happy people, the really successful people, the really interesting, powerful,engaged people? Are busy doing. I dreamed and dreamed. And while I was dreaming I was living in my sister's basement. Dreamers often end up living in the basement of relatives.”

Shonda Rhimes

Curiosidades

  • Em 2015, lançou um livro intitulado Year of Yes. Nessa obra, Shonda fala sobre vários aspetos das suas produções e guiões.

  • Shonda tem a sua própria produtora de televisão chamada Shondaland. Esta companhia foi fundada em 2005, ano em que Anatomia de Grey, a sua primeira série, estreou.

  • Shonda nunca vendeu um guião seu enquanto trabalhava como assistente de desenvolvimento de filmes, apesar de sempre o ambicionar.

  • Shonda estava a acabar um guião para um filme, quando aconteceu o ataque às torres gémeas a 11 de setembro de 2001. Este acontecimento fez com que ela se mudasse para Vermont.

  • A guionista tem pânico de falar em público e escreveu sobre essa fobia na série Anatomia de Grey, através da personagem Callie Torres.

  • Atualmente, os seus projetos ocupam 70 horas de televisão por temporada.

 
 
 

댓글


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por alunos de Ciências da Comunicação

bottom of page