top of page

Escrever diálogo é difícil?

  • Ana Martins
  • 13 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Sim, é. Se estavas à procura de um não ou de uma receita fácil para escreveres um diálogo real, é melhor reconsiderares.

Não és o único que fica frustrado com as falas das tuas personagens. Todos temos dificuldade em escrever diálogos. Fazer transparecer a fala em papel e não a fazer parecer mecânica ou floreada é algo com que nos debatemos quando temos um guião em mãos.

No entanto existem várias dicas e estratégias para testares as falas dos teus personagens e as melhorares. Podes dizê-las em voz alta, riscar o excesso até que só tenhas o essencial para o leitor perceber o que se está a dizer, ou deixar o guião marinar durante alguns dias até que, quando o fores ler outra vez, te apercebas do que está errado.

Se ainda não está convencido, aqui estão alguns links onde podes procurar salvação:

13 Movie Dialogue Rules To Write Great Dialogues por David aka Blablator

The 7 Deadly Dialogue Sins por Dave Trottier

How To Write Dialogue por John August

Why Dialogue in Scripts Often Sucks (and How to Fix It) por Jurgen Wolff

Tips on Writing Dialogue That’s Truthful por Susan Kouguell

Uma coisa que não te podes esquecer é que os guiões são constituídos por imagens e que estas imagens transmitem emoções, ou seja, o teu diálogo deve transmitir algum tipo de emoção que a tua personagem está a sentir.

Se todos os dias te perguntas como podes transformar uma cena do quotidiano em diferentes tipos, como tensa, alegre ou aborrecida, ou como podes transcrever as emoções das personagens através das falas, é normal. Transmitir emoções através de palavras não é fácil. É preciso tempo e dedicação, e alguns truques.

Muitas vezes queremos mostrar um diálogo tenso, mas acaba só por ser dramático. E quando queremos escrever um diálogo dramático, muitas vezes acabamos a escrever falas lamechas. Se esta é a tua situação, não desesperes. Ainda existem variadas combinações de letras, palavras, pontuações e entoações que podem fazer com que o diálogo que escreveste se torne genial. Não te podes é esquecer que muitas vezes o que importa é o subtexto, o que a personagem quis dizer, mas não disse.

Se precisares de uma mãozinha, tens estes links que te podem ajudar:

Screenplays Aren’t About Words, Scripts Are About Emotions por Jurgen Wolff

How To Add Emotional Depth To Your Dialogue por Marilyn Horowitz http://www.movieoutline.com/articles/how-to-add-emotional-depth-to-your-dialogue.html

Com estas dicas, o teu guião vai ficar mais rico e os teus diálogos mais reais. As tuas personagens agradecem.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por alunos de Ciências da Comunicação

bottom of page