top of page

Guionismo - Ir além da escrita

  • Ana João Oliveira
  • 27 de mai. de 2016
  • 1 min de leitura

“One of the easiest things in the world is not to write… If it were easy, everyone would do it." William Goldman

Escrever é sem dúvida uma arte. É conseguir, através das palavras, transmitir algo que nos ponha a pensar, com um significado, com sentimento. Já dizia Brian Aldiss que “Há dois tipos de escritores: aqueles que o fazem pensar e aqueles que o fazem sonhar”.

No entanto, escrever um guião é diferente de escrever um Novel. Isto porque o conhecimento de um guionista deve ir muito além do domínio da escrita. Ele deve ter conhecimentos acerca das diferentes técnicas audiovisuais, visto que o que escreve será reproduzido, posteriormente, em imagem. Nesse sentido, deve ser uma escrita mais simplificada e prática, de forma a ser “filmável”.

Aqui ficam algumas dicas, que corroboram o que foi dito acima, sobre a escrita de guiões:

Ainda assim, dentro do guionismo, podemos encontrar diferentes estilos. Quando falamos de guiões, não estamos a referir-nos unicamente a filmes. Existem guiões para os mais variados tipos de produções audiovisuais, como séries televisivas, programas de televisão, documentários, programas infantis, etc.

Nos links abaixo, poderão encontrar alguns exemplos de guiões, para os diversos tipos de produções existentes:

Deixo ainda alguns links, com algumas dicas para escrita criativa, e alguns exemplos, que poderão servir de fonte de inspiração futura:

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por alunos de Ciências da Comunicação

bottom of page