GRAHAM MOORE
- Sérgio Dias
- 11 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Graham Moore nasceu em 1981, em Chicago (Illinois). Estudou história religiosa na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e mudou-se para Los Angeles em 2010, onde iniciou a sua carreira enquanto argumentista.
Graham sentiu-se fascinado pelo mundo do guionismo desde criança, mas nunca teve a certeza se este seria o caminho indicado para si. Esta sua insegurança desapareceu quando um professor da Universidade de Columbia lhe transmitiu um ideal que ele próprio acabou por adotar: alguém só consegue produzir um trabalho minimamente satisfatório de determinada área após cinco anos de contacto com a mesma. Foi neste momento que Graham começou a investir com grande intensidade no guionismo. Começou a escrever guiões todos os dias com um amigo. Escrevia-os desde as 10h00 até às 18h00. Mas como não gostava de ver o resto do seu dia desocupado, durante o serão era engenheiro sonoro em vários estúdios e em alguns concertos.
O primeiro trabalho de Graham enquanto argumentista veio a concretizar-se em 2010, quando se mudou para Los Angeles. Nesse ano, escreveu diversos guiões para a série “10 Thins I Hate About You”.
Um ano depois, em 2011, Graham escreveu o seu primeiro guião de longa metragem. A adaptação do livro biográfico “Alan Turin: The Enigma”, de Andrew Hodges, foi o trabalho que o deu a conhecer ao mundo. Apesar de nunca ter produzido um guião para uma longa metragem, Graham demonstrou um talento natural na execução do mesmo. Assim que completou o guião, o mesmo foi considerado um dos melhores guiões de Hollywood não produzidos. Três anos depois, em 2014, Graham viu o seu guião a tornar-se numa longa metragem com o filme “O Jogo da Imitação”.
No entanto, o sucesso desta obra não parou. Este mesmo guião fez com que Graham fosse nomeado para diversos prestigiados prémios (entre eles, os Globos de Ouros) e arrecadasse o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Com um único guião no seu portefólio, Graham Moore conseguiu cativar públicos e crítica, assegurando um lugar assíduo como um dos grandes argumentistas desta nova geração.
Atualmente, Graham encontra-se a finalizar o guião para o novo filme de Leonardo DiCaprio (“The Devil In The Withe City”), mas possui já diversos novos projetos planeados para o futuro.
Obra
Comments